Palestrantes e Painelistas

Palestra Magna

17/06 – 10h50

PHILIP MARTIN FEARNSIDE

É doutor pelo Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade de Michigan (EUA) e pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM), onde vive desde 1978. É membro da Academia Brasileira de Ciências. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), em 2007. Tem mais de 600 publicações científicas e mais de 500 textos de divulgação de sua autoria.

Abertura

17/06 – 8h30

Elmano de Freitas

Elmano de Freitas da Costa é um advogado e político brasileiro. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, é o governador do estado do Ceará desde 2023. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, advogou jurídica e politicamente por sindicatos e movimentos sociais.

17/06 – 8h30

Marina Silva

Maria Osmarina Marina da Silva Vaz de Lima, mais conhecida por Marina Silva, é uma historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política brasileira, filiada à Rede Sustentabilidade e atual ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, cargo que exerceu anteriormente entre 2003 e 2008.

17/06 – 8h30

VILMA FREIRE

Vilma Freire é administradora, especialista em gestão pública e mestranda em Políticas Públicas, foi a primeira mulher a presidir a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), cargo que ocupava desde 2019, tendo iniciado sua carreira na Adagri em 2015 como Diretora de Planejamento e Gestão. A Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima está no serviço público há 13 anos.

17/06 – 8h30

CEIÇA PITAGUARY

Secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Governo federal. Ceiça é conhecida pela sua liderança ativa na manutenção da conservação das tradições indígenas no Estado. Ela é uma das coordenadoras da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, além de ter atuado como membro do Conselho de Saúde Indígena e articuladora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

A juventude desempenha papel crucial no combate às mudanças climáticas. É mandatório priorizar os jovens nos debates e políticas voltados ao enfrentamento das mudanças climáticas. Esse painel vai discutir a importância da conscientização cidadã ambiental para desenvolver uma compreensão mais profunda dos problemas ambientais globais e locais – perda de biodiversidade, poluição, gestão sustentável dos recursos naturais e resíduos sólidos – no contexto das mudanças climáticas.

PALESTRANTE

ELLEN  MONELLE

A pesquisadora e influenciadora digital Ellen Monielle, de Natal (RN), é o nome por trás do perfil Eco Fada, que acumula quase 100 mil seguidores nas redes sociais falando sobre a intersecção do veganismo e das questões alimentares, ambientais, de gênero e de raça.

Entre as suas principais conquistas profissionais, estão o convite para palestrar no TEDx, que promove palestras com importantes nomes de diferentes áreas, e participar da COP26 e da COP27, a principal conferência climática do mundo, uma na Escócia, em 2021, e outra no Egito, em 2022: em que foi como pesquisadora, representando a organização Nossas e como embaixadora de outra organização chamada Perifa Sustentável”.

PAINELISTA

Alice Piva

Alice Piva é paraibana, arquiteta-urbanista e ativista climática. Atua liderando grupos de pesquisa e ativismo que se concentram no direito à cidade, adaptação climática e transição energética justa, tecendo pontes do Nordeste do Brasil com outros territórios na América Latina. Atualmente, é Embaixadora do Acordo de Escazú, tratado promovido pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe que objetiva o fortalecimento da democracia ambiental na região.

PAINELISTA

Sabrina cabral

cearense, estudante de engenharia civil na UFC e criadora de conteúdo sobre protagonismo e oportunidades para jovens de baixa renda no instagram @sanydapeste.

Seu maior objetivo é atuar com o ODS 17 (parcerias para meios de implementação), trazendo movimentos nacionais e internacionais para a cidade de Fortaleza, onde vive e participa de ações da Coordenadoria de Juventude da cidade. No ultimo ano, a partir das experiências no setor de protagonismo jovem do Brasil, fundou seu próprio projeto, a Ruma. Essa iniciativa foi criada para levar a sustentabilidade e liderança para jovens nas áreas de STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) e despertar liderança em nordestinos de minorias sociais. 

MEDIADORA

lilica santos

Lilica Santos é cientista social pela Universidade Federal do Ceará, poeta do corpo, desenvolve trabalhos artísticos através da escrita literária, roteirização e poesia falada. É idealizadora do I Festival Negruras, onde atua como diretora executiva e curadora. É cogestora do Soulest, um espaço criativo localizado na praia da leste que desenvolve atividades buscando a preservação do território e a conexão entre as favelas. É ativista pelo direto das pessoas negras e desenvolve pesquisas sobre relações raciais, escrevivência, juventudes negras de Fortaleza, territórios perifericos, cultura e gestão cultural.

PAINELISTA

LORENA FREIRE

Lorena Freire é uma jovem agente ambiental no município de Caucaia, dedicada ao meio ambiente e comprometida com a sustentabilidade e a inclusão em sua comunidade. Atualmente, ela integra uma equipe que implementa um projeto de educação ambiental voltado para pessoas com deficiência.

PAINELISTA

Rayssa Sousa

Rayssa Sousa, Agente Jovem Do Município de Canindé-Ce, dedicada e apaixonada pela preservação ambiental e pelos animais. Como devota de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais e do meio ambiente, encontra inspiração na vida e nos ensinamentos deste santo para guiar suas ações e decisões diárias. Essa paixão se reflete em seu trabalho como Agente Jovem Ambiental, onde desempenha um papel ativo na promoção de práticas sustentáveis e na conscientização da importância de preservar o meio ambiente.

A justiça climática busca a equidade na distribuição das mudanças climáticas e na responsabilidade pela mitigação das emissões de gases de efeito estufa. O público alvo desse eixo é a sociedade civil organizada, defensora dos direitos humanos e ambientais, os povos tradicionais e os representantes do Governo do Estado, empenhados na construção de um Ceará cada vez mais sustentável. O objetivo do painel é aproximar o governo e a sociedade, criando um ambiente propício para a implantação e implementação de políticas públicas estratégicas.

PAINELISTA

mARCELLA TORRES

Marcella Torres: Advogada Sênior na Associação Interamericana para a Defesa do Ambiente (AIDA), é mestre em direito internacional dos direitos humanos pela Universidade de Notre Dame – Estados Unidos – e possui uma trajetória trabalhando com ONGs e organizações multilateraleis na Colombia, Peru e Costa Rica. Marcella coordena o eixo de Defensores e Comunidades da AIDA, e gerencia a expansão do trabalho da organização no Brasil.

PALESTRANTE

Alexandre Costa

Alexandre Araújo Costa é um físico, professor e ambientalista brasileiro. Tem graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Ciências Atmosféricas pela Universidade do Estado do Colorado, e pós-doutorado na Universidade Yale. Membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, foi um dos autores principais do 1º Relatório do PBMC, um estudo pioneiro em seu âmbito. Foi gerente do Departamento de Meteorologia e Oceanografia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. É professor titular da Universidade Estadual do Ceará. Tem grande bibliografia publicada em revistas, congressos e eventos científicos.

MEDIADORA

ZELMA MADEIRA

Atual Secretária da Igualdade Racial do Ceará. Maria Zelma de Araújo Madeira é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora da graduação e mestrado em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foi coordenadora de Política de Igualdade Racial do Ceará de 2015 a 2020 e Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará de 2020 a 2022. Zelma Madeira é madrinha da segunda turma do Programa Ubuntu: ‘Desenvolvendo Lideranças Negras e Indígenas no Setor Público’.

PAINELISTA

Ceiça Pitaguary

Secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Governo federal. Ceiça é conhecida pela sua liderança ativa na manutenção da conservação das tradições indígenas no Estado. Ela é uma das coordenadoras da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, além de ter atuado como membro do Conselho de Saúde Indígena e articuladora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

PAINELISTA

Elizabeth Chagas

Titular e supervisora do Núcleo de Habitação e Moradia da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

O objetivo do eixo é aprofundar conhecimentos acerca dos mecanismos de financiamento para o desenvolvimento de políticas públicas estaduais voltadas  à questão do clima. Tem como público-alvo, órgãos de estado, empresas, negócios sustentáveis e organizações não governamentais, que se debruçam sobre o tema.

PAINELISTA

PAUL DALE

ASSESSOR TÉCNICO DA SEMIL-SP / Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Atualização em Gerenciamento Integrado de Áreas Costeiras e Oceânicas pela COI/UNECO e IO/USP (1995) e mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é membro da Assessoria Internacional do Secretário Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (desde 2017), membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da UICN (desde 1997), membro da Secretaria Executiva do Conselho Nacional da RBMA – Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (desde 2019) e membro do Grupo de Assessoramento Técnico ao Escritório da UNESCO da América Latina e Caribe para Mudanças Climáticas em Reservas da Biosfera e Geoparques (desde 2020).

PALESTRANTE

ANA PAULA MACHADO

É Diretora de Articulação e Governança na Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2004 trabalhou nos últimos anos principalmente nas áreas de regulação econômica, negociações internacionais e meio ambiente. Exerceu os cargos de Coordenadora-Geral de Serviços Aéreos Internacionais e meio ambiente na Secretaria Nacional de Aviação Civil, foi chefe da Assessoria Internacional e de meio ambiente da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e Superintendente de Serviços aéreos na ANAC. Recentemente ocupou o cargo de Secretária-Adjunta de Governança e Coordenação de Empresas Estatais do Ministério da Gestão e Inovação. É doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), com linha de pesquisa em mudança do clima e mercado de carbono.

PAINELISTA

BEATRIZ FERRARI

Profissional de finanças sustentáveis com mais de 8 anos de experiência liderando projetos de integração ESG em vários setores no Brasil (incluindo bancos, seguros, governos, saneamento, mobilidade urbana, energia limpa e infraestrutura sustentável).

Possui expertise e interesse específicos na análise de riscos ambientais e sociais para instituições financeiras e produtos financeiros; avaliação e gestão de riscos e oportunidades climáticas; emissão e verificação de títulos temáticos. Também hábil em concepção e gestão de projetos, envolvimento de partes interessadas e construção de parcerias; gestão de equipe e recrutamento.

 

MEDIADOR

MATHEUS HADDAD

Biólogo pela UFSC e mestrando em serviços ecossistêmicos pela TU Dresden (Alemanha) com especialização na universidade de Wageningen (Holanda). Já trabalhei em 4 continentes, todas as regiões brasileiras e junto ao setor público, privado e organizações sem fins lucrativos. Dedicado em entender formas de melhoria de processos de economia da biodiversidade e o valor da natureza. Em uma busca incansável de transformar o ônus econômico em bônus para o meio ambiente e o mundo. Além disso, foi fundador do Fauna Floripa e da Sociedade de História Natural do Desterro.

PAINELISTA

Vitor santos

Integra a estrutura do BTG Pactual desde 2022. Possui um background acadêmico, é formado em Engenharia de Petróleo, com mestrado em Energia. Todos pela USP. Já trabalhou na indústria de Óleo&Gás com as questões de inovação e mais recentemente em uma consultoria especializada em mudanças climáticas e transição energética. Organizou e ministrou cursos de extensão na PUC-SP.

Algumas áreas são mais suscetíveis às mudanças climáticas, gerando impactos mais visíveis, como a erosão costeira e a desertificação. Considerando os relevantes estudos científicos nessa área, e a necessidade de uma profunda atenção ao tema, o eixo se voltará para a academia, a sociedade civil e  órgãos do estado. O objetivo é informar, conscientizar e explorar as alternativas possíveis de mitigação e adaptação, no contexto do Ceará.

PALESTRANTE

Alexandre pires

Diretor de combate à desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima comandado por Marina Silva, vinculado à Secretaria Nacional de Povos Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Na sua trajetória, Pires ressalta os 20 anos dedicados às pautas de convivência com a região do semiárido, além de seu trabalho junto ao Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá e Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) – onde se dedicou também por 15 anos.

PAINELISTA

Eduardo sávio

Presidente da FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídrico. Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins concluiu o doutorado em School of Civil and Environmental Engineering – Cornell University em 2001. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará e Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e professor colaborador na Pós-graduação em Clima e Energia da Universidade Estadual do Ceará. O mesmo tem elaborado ou participado da elaboração de softwares e outros itens de produção técnica. Em 2003 recebeu o prêmio Jovem Cientista, categoria Orientador.

PAINELISTA

iuri jenipapo

Coordenador de Governança e Participação, na Coordenação-Geral de Gestão Ambiental e Territorial do Departamento de Gestão Ambiental, Territorial e Promoção ao Bem Viver Indígena, na Secretaria Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena, do Ministério dos Povos Indígenas. Iuri Jenipapo é Liderança Jovem do Povo Jenipapo-Kanindé e Biólogo. Desde criança participa da luta e do movimento indígena.

PAINELISTA

Marcelo Soares

Marcelo Soares é doutor em Geociências pela UFRGS e pós doutor pela Universidade Autônoma de Barcelona. Foi Cientista-chefe do Meio Ambiente do Ceará e Professor visitante na Universidade das Ilhas Virgens (USA), Universidade de Salento (Itália) e no Centro Leibniz de Pesquisa Marinha (Alemanha). Pesquisador nivel 1D do CNPq e professor do Labomar UFC. Atua com impactos ambientais e conservação.

MEDIADOR

DANIEL FERNANDES

Mestrando em Administração, graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (2008), Mba em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2014) e curso de aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará. Experiência de 18 anos na elaboração e gestão de projetos socioambientais com enfoque em conservação, biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável. Desde 2003 atua no time da Associação Caatinga, Organização da Sociedade Civil cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Atualmente está Coordenador Geral da instituição.

A geração de resíduos tornou-se, nas últimas décadas, um dos problemas centrais em termos de planejamento urbano e gestão pública em praticamente todas as cidades do mundo. O eixo tem como o objetivo aprofundar conhecimentos sobre as ferramentas de planejamento e execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

PALESTRANTE

Dione Manetti

Presidente do Instituto Pragma e CEO da Pragma Soluções Sustentáveis. Bacharel em Direito, atua há mais de 20 anos com o desenvolvimento e implementação de projetos e na área de gestão de resíduos, especialmente nos temas da reciclagem, logística reversa e economia circular. Foi diretor de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária, no Ministério do Trabalho e Emprego, entre 2003 e 2010. Coordenou o fechamento do lixão de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, considerado o maior da América Latina, em 2012. Presta consultoria para empresas, entidades da sociedade civil e organizações representativas de catadores de materiais recicláveis.

PAINELISTA

 José Valverde Machado

Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos, Esp. Em Segurança Alimentar e Nutricional pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Esp. Em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FHORESP – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo

PAINELISTA

Rebeca Wermont

Sócia Head da Yby Soluções Sustentáveis. Idealizadora da Verdear Eventos + Sustentáveis. Consultora e Auditora do programa Lixo Zero (ZWIA). Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil. Há 6 anos estÁ dedicada à atuação em sustentabilidade. É gestora de resíduos sólidos, especializada em soluções da Economia Circular para projetos Lixo Zero. Apresenta soluções criativas e sustentáveis para problemas relacionados ao “lixo” em empresas, condomínios, eventos e cidades.

MEDIADOR

RODRIGO SABATINI

Presidente do Instituto Lixo Zero, palestrante internacional, especialista em inovação, sustentabilidade e gestão de comunidades. Rodrigo possui mais de dez anos de aplicação do conceito lixo zero, supermercados, escolas, hotéis, condomínios, comunidades em prefeituras, entre outros.

PAINELISTA

Neuri Freitas

Presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). Possui atuação nas áreas administrativa, financeira e comercial no setor de saneamento, implantou importantes ações de segurança hídrica no Ceará e iniciou processos inovadores no âmbito do reúso de águas, modernização administrativa e eficiência dos serviços prestados pela Cagece. Além disso, iniciou processo inovador de implantação da primeira planta de dessalinização de água marinha no Ceará e da maior Parceria Público-Privada de Esgotamento Sanitário do país. 

O eixo de transição energética tem como público alvo a iniciativa privada cearense, considerando a sua capacidade de investimento, inovação e pesquisa no desenvolvimento de uma matriz energética net zero.  Todavia, é preciso que essa transição seja justa e leve em consideração a garantia dos direitos fundamentais dos setores mais vulneráveis do estado. 

PAINELISTA

JURANDIR PICANÇO

Consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC. Engenheiro Mecânico e Eletricista, Consultor de Energia da FIEC e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará – CSRenováveis/CE. Foi Presidente da Companhia Energética do Ceará – COELCE, Secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselheiro de Administração da CHESF e Presidente da Agência Reguladora do Ceará – ARCE.

PAINELISTA

HUGO FIGUEIREDO

Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP. Ex-secretário de planejamento do Ceará, Hugo Figueiredo é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), doutor em Economia de Negócios pela Wageningen University (Holanda), mestre em Administração de Empresas pelo Rensselaer Polytechnic Institute (EUA) e graduado em Engenharia de Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

PAINELISTA

ULISSES OLIVEIRA

Engenheiro Ambiental com doutorado em Engenharia Civil. É Servidor de carreira da Superintendência Estadual do Meio Ambiente no cargo de Fiscal Ambiental. Desenvolve atividades na área de licenciamento ambiental, educação ambiental, gestão ambiental, fiscalização ambiental e planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de atividades relacionadas à missão da Semace, visando qualificar o processo de licenciamento e fiscalização ambiental no Estado do Ceará.

MEDIADOR

RÁRISSOM SAMPAIO

Mestrando em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba – PPGCJ/UFPB (2021-atual). Pós-graduando da Especialização em Direito Constitucional da Universidade Regional do Cariri – URCA (2018-atual). Advogado (OAB/CE). Bacharel em Direito pela URCA (2018).  

PAINELISTA

Gianpaola Ciniglio

Gianpaola é uma profissional e líder ambiental (meio ambiente) que concentrou sua carreira de 20 anos em ajudar grandes organizações industriais, principalmente dos setores de serviços públicos e energia, a alcançar excelência em gerenciamento e desempenho ambiental. Seu foco tem sido o desenvolvimento de políticas, padrões, programas e avaliação de risco ambiental claros, mensuráveis e sustentáveis, usando abordagens comprovadas baseadas em sistemas de gestão e, em seguida, conduzindo sua implementação sempre com base no alinhamento sustentável e justo com as diretrizes nacionais e internacionais.

Juntou-se à equipe da Fortescue no início de 2023 e, desde então, ela tem sido fundamental na construção de estratégias ambientais para abordar o licenciamento ambiental, bem como as partes interessadas da Fortescue e ESG nas diretrizes ambientais, garantindo desta forma um processo ambiental justo e sustentável para apoiar a transição energética.